quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Modelo Design Basead Research (DBR)


O que é o modelo Design Research (DBR)?
 
De acordo com vários autores o modelo Design Research (DBR) é uma metodologia de pesquisa que equilibra os paradigmas positivistas e interpretativa e tenta aliar a teoria e a prática pela experimentação de práticas. Assume-se como um modelo de intervenção nas práticas educativas e onde o professor, o investigador, e mesmo os alunos são envolvidos neste processo.

  

O modelo DBR carateriza-se em cinco aspetos:


  • Pragmática: integra a teoria‐prática, assumindo a relevância do papel da teoria para fundamentar e melhorar a prática e vice‐versa.
  • Ancorada: suportada na proposta de desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem orientada e fundamentada em pesquisas relevantes, teoria e prática e os estudos são conduzidos em contextos reais de prática (com atores reais, resolvendo problemas reais).
  • Integrada: utiliza vários métodos de pesquisa de acordo com as diferentes fases de planeamento, desenvolvimento e implementação com coerência, consistência e disciplina.
  • Iterativa, Interativa e flexível: desenvolve‐se em ciclos entre pesquisa e desenvolvimento com a participação de todos os atores (alunos, professores e investigadores) e os produtos educacionais desenvolvidos devem comportar mudanças ao longo do processo de pesquisa.
  • Contextual: À medida que os resultados das pesquisas contribuem para informar e aprimorar o projeto em desenvolvimento, possibilita achados que transcendem o contexto imediato do estudo e que servem de base para outros projetos e investigações.


    Origem da animação: http://www.lancasterphd.org.uk/dbr/whatisdbr.html

     No geral, DBR fornece as seguintes recomendações:

    • A prática deve ser baseada em evidências, em vez de doutrina e baseada em pesquisa deve ser  problema-dirigido ao invés de método-driven.
    • Recomendações para a prática deve ser firmemente baseada em evidências.
    • Há uma necessidade de uma base sólida de resultados das pesquisas replicados que são relevantes para as questões de tecnologia educacional.
    • Há uma necessidade de uma variedade de métodos cientificamente válidos de pesquisa que visam testar teorias fundamentais sobre como as pessoas aprendem com a tecnologia.
    • Finalmente, DBR "pode fornecer uma lente para entender como afirmações teóricas sobre ensino e aprendizagem pode ser transformado em aprendizado efetivo em contextos educativos" (DBRC, 2003, p. 8).

    Referências Bibliográficas:
    • Design-based Research?. Disponível em: http://www.lancasterphd.org.uk/dbr/whatisdbr.html. Acedido em: 3 de Fevereiro de 2012.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário