terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Balanço Final da Unidade Curricular



Encontramos no termo do segundo semestre da parte curricular deste mestrado e por conseguinte, está na hora de realizar uma reflexão sobre as aprendizagens/competências desenvolvidas na unidade curricular de Metodologias de Investigação em Educação e do trabalho desenvolvido neste portefólio. Relativamente ao portefólio procurei evidenciar  no mesmo o percurso que fiz em termos das aprendizagens, das investigações, das pesquisas e até das reflexões considerando a sequência dos conceitos abordados ao longo da unidade curricular. 

Para começar esta reflexão saliento a importância desta unidade curricular para  a próxima etapa do mestrado. Não tendo qualquer conhecimento sobre as fases e as ferramentas do desenvolvimento de uma investigação se não tivesse passado pelo estudo dos conceitos que me facultaram conhecimentos, momentos de reflexão, de partilha e até momentos de falha, na próxima etapa deste mestrado - na realização da investigação -  iria confrontar-me com sérias dificuldades e até alguma desorientação em termos do percurso a seguir. 
 
Por conseguinte, o trabalho desenvolveu-se nas dimensões do trabalho de equipa,  de grupo - com os restantes elementos do mestrado -  e individual considerando as quatro temáticas em estudo:
  1. Processo de investigação;
  2. Recolha de dados numa investigação;
  3. Processo de análise de dados;
  4. Problemáticas de investigação em Educação Comunicacional.  

Relativamente às várias temáticas; após a leitura da bibliografia de referência procurei realizar pesquisas, investigações, trocas com os colegas para melhor compreender os conceitos apresentados e para poder contribuir em termos do trabalho de equipa, nas reflexões do grupo-turma nos vários fóruns que foram abertos e também para desenvolver aprendizagens sólidas em termos individuais. Por conseguinte investi muito nesta unidade curricular e procurei contribuir ao máximo em todas as actividades que me foram propostas. Em termos individuais procurei manifestar todo o meu percurso através deste blogue que é manifestamente diversificado e de um trabalho notoriamente exaustivo.

Em termos globais apreciei as várias temáticas desenvolvidas. Gostei particularmente de trabalhar os métodos de recolha de dados, porque esta temática possibilitou-me partir para o terreno e experimentar  os aspetos abordados. Em contrapartida o momento que senti mais dificuldades foi mesmo a realização das primeiras propostas da unidade curricular. Estas dificuldades ficaram-se a dever a dois fatores, por um lado o desconhecimento que possuía sobre o desenvolvimento de uma investigação, por outro, causada por alguma ansiedade um vez que ingressei na unidade curricular uma semana após o seu inicio, já no decurso da primeira atividade. Deste modo, fui obrigada num curto prazo de tempo, a integrar um grupo, a realizar uma leitura apressada da bibliografia de referência respeitante à primeira atividade e a recuperar o trabalho proposto na abertura da unidade curricular: a minha apresentação, a criação do blogue e a realização da pesquisa inicialmente proposta.

 
 Lisete Lapa

Sem comentários:

Enviar um comentário