quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Reflexão Final sobre a temática 2



Na temática 2 foi-nos proposto que investigássemos e desenvolvessemos competências a nível dos meios de recolha de dados numa investigação. Para isso, iniciou-se a temática com uma pesquisa sobre algumas formas de recolha de dados – questionários, observação e entrevistas, seguindo-se da análise, de uma dissertação que utilizou o questionário como método de recolha de dados. 

A temática da investigação incidiu sobre “O papel da internet no processo de construção do conhecimento : uma perspectiva crítica sobre a relação dos alunos do 3º ciclo com a internet”. Apreciei ter realizado uma análise sobre o referido estudo, uma vez que, este estudo realizou-se no advento do BOOM da Internet nas escolas através das coordenações TIC e do plano Tecnológico, tratando-se assim, e na minha opinião, de um trabalho de registo relevante como suporte para comparação para estudos futuros; para além disso, o estudo  apresentou de forma clara as fases de uma investigação e com uma boa exposição do método de recolha de dados - do questionário ( conforme apresentei na análise da tese). 

Em termos da recolha de dados – entrevista – procedeu-se a uma pesquisa individual do método tendo depois em grupo elaborado um guião de entrevista. Neste trabalho considero que tive um papel determinante em grupo uma vez que desenvolvi uma estrutura geral e foi a partir da mesma que o grupo se envolveu. Julgo que o guião desenvolvido pelo grupo Infiore ao qual pertencia foi uma proposta relevante tendo para a  realização do mesmo investido muito em termos de investigação, pesquisa e reflexão. 

Por sugestão do professor e após ter realizado uma leitura sobre todos os guiões, apresentei uma proposta de estrutura de guião com o objetivo da mesma ser avaliada pelo restante grupo-turma e a partir dessa proposta construir-se um guião comum para todos os grupos. Julgo que o mesmo não foi entendido pelos restantes mestrandos uma vez que ao estarem a trabalhar em grupo distintos, as análises, as investigações e as reflexões que realizaram foram também diferentes e dessa forma foi dificil enquadrar as várias propostas numa só. O meu grupo voltou a reunir-se tendo reavaliado o seu guião tomando como consideração as sugestões apresentadas pelo professor António Moreira e, desse modo, apresentou um novo guião revisto - tendo sido a partir deste último que partimos para o terreno na realização das entrevistas.

Em termos da realização da entrevista  a mesma decorreu muito bem, tendo para isso, me preparado com a leitura de referência e outra por mim pesquisada. Assim, procurei informação sobre como preparar uma entrevista e como a desenvolver. A realização da entrevista foi a fase mais gratificante, uma vez que me possbilitou experimentar muitos dos conceitos desenvolvidos na unidade e outros por mim investigados.

Lisete Lapa

Sem comentários:

Enviar um comentário