domingo, 18 de dezembro de 2011

Guião de entrevista Semi-Estruturada



Foi proposto a elaboração em grupo de um guião para uma entrevista semi-estruturada com vista à realização de entrevistas presenciais a docentes do ensino básico/secundário tendo como base três questões de investigação:
  1. O que pensam esses professores sobre as redes sociais a exemplo do Facebook, Myspace, Twitter, etc?
  2. Como é que veem a sua (hipotética/real) participação numa rede social?
  3. Que expectativas têm sobre o seu uso no ensino?

O grupo Infiore realizou de forma ponderada a análise das questões de investigação propostas pelo docente e decidiu construir uma proposta que enquadrasse os seguintes aspetos:

Tratando-se de uma entrevista presencial e semi- estruturada o guião deveria apresentar-se com uma estrutura de orientação ao entrevistador com recurso à utilização de questões mais abertas e com a apresentação dos objetivos das questões.

O guião deveria ser construído de forma estruturado em áreas ou dimensões para que de uma forma clara fosse possível identificar ao entrevistador as questões da investigação. Deste modo, o grupo considerou as seguintes áreas ou dimensões:
    • Perfil do entrevistado - Pessoal e profissional
    • Identificação das competências TIC
    • Avaliação crítica das redes sociais
    • Participação/Expetativas de utilização da rede social no contexto educativo
      A nossa proposta inicial foi revista com o objetivo de ir ao encontro das sugestões apresentadas pelo professor António Moreira e num formato de contributo para a procura de uma proposta única de guião  conforme foi proposto pela actividade 2 aos vários grupos do mestrado. 

      Deste modo, apresento seguidamente a nossa proposta revista e sobre a qual o grupo Infiore irá realizar as suas entrevistas no terreno.

      Sem comentários:

      Enviar um comentário