domingo, 30 de outubro de 2011

Estudo de um caso

Título: E-portefólio: um estudo de caso
Autora:  Ana Paula Alves
Esta tese de mestrado que se trata na verdade de um estudo de caso pretendeu desenvolver uma análise e um trabalho de observação num contexto de aula, na  implementação de um projecto de e-portefólios em sala de aula numa turma (portanto numa base de uma amostra muito pequena).

A autora que claramente indentificou a sua tese de um caso de estudo e fê-lo porque o seu trabalho consistiu num trabalho acente fundamentalmente na avaliação de dados qualitativos e com base num trabalho de observação.

A maior vantagem que constatei durante este trabalho foi a possibilidade de estudar um caso real, do quotidiano. foi notório a facilidade com que a autora relacionou a teoria à prática na implementação do projecto.

Foi notório a proximidade e um forte envolvimento das investigadoras, uma vez que a autora apresenta o projecto no plural, por se tratarem professoras da turma escolhida. Considero que as investigadores correram um grande risco com o seu envolvimento, que acabou por não acontecer, o que poderia traduzir-se numa grande desvantagem e podendo mesmo colocar em casusa a investigação. Neste caso particular foi possivel perceber que investigadoras conseguiram realizar o estudo do caso num contexto objectivo.

Quanto ao estudo do caso considero que foi muito bem explanada assim como todo o projecto. Neste projecto foi-me ainda possível perceber alguns aspectos do tema 1 da unidade curricular,  uma vez que na introdução a investigadora apresenta as várias fases de implementação deste, assim como, os métodos, processos e instrumentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário